"Somethings in the rain" - playlist da série

terça-feira, 17 de setembro de 2019

O TEMPO E O TRIBUNA PORTUGUESA - pelos seus 40 anos - Elen de Moraes Kochman




O tempo e o Tribuna Portuguesa

Elen de Moraes Kochman


O tempo se faz poesia à medida que os anos avançam e vamos imprimindo nossas marcas, expondo narrativas, enfrentando problemas, aceitando derrotas, vibrando com as vitórias, enfim, plantando nossas memórias, enquanto vivemos o presente, com olhos de esperança voltados para o amanhã. Assim é o Tribuna Portuguesa, um “jovem” de apenas 40 anos, que já fez a travessia de diferentes caminhos, enfrentou tempestades sem sucumbir, mas sabiamente, por entender que nuvens são passageiras, segue confiante, obstinadamente, traçando - e batendo - metas, em busca da realização dos seus propósitos e projetos.

Se o objetivo de um jornal é informar, o Tribuna vai muito além, porquanto se faz presente, de corpo e alma, em quase todos os mais importantes eventos da Comunidade Portuguesa, na Califórnia - e não só – imprimindo em textos e fotos, grande parte da história da Comunidade, uma relíquia de valor inestimável, guardada em seu acervo, para a posteridade, quando as futuras gerações poderão pesquisar sobre a vida dos seus antepassados. E só a equipe que o torna possível, que cede voz e visibilidade a essa história, sabe como o tempo se mostra curto, veloz, para que o jornal chegue, quinzenalmente, aos lares dos seus assinantes.

O que me encanta e apaixona no Tribuna Portuguesa é a diversidade dos assuntos, abordados sem preconceitos, em matérias distintas, sem cercear a liberdade de expressão dos seus colaboradores, atendendo aos mais diferentes gostos e leitores. O apoio que dá à Cultura, de um modo geral – e em particular às festas típicas, aos Cantadores, Poetas, etc. – é o ponto alto do Jornal, que o torna necessário, bonito, leve e atraente.

Talvez, a maioria dos leitores que possui a oportunidade de tê-lo em mãos, sentir sua textura, o cheiro do papel e da tinta, poder montar seu próprio arquivo de memórias, não tenha noção de como é frustrante, para quem mora em outros países, não participar do mesmo privilégio. Bem verdade que o Tribuna, um jornal moderno, de braços dados e antenado com o progresso e a era digital, também está online para quem quiser acessá-lo, de qualquer lugar do planeta e mais, totalmente grátis, quando tantos outros já cobram para disponibilizar seus conteúdos. Sou grata, e muito, por ter a opção de lê-lo na internet, embora confesse que ainda sou uma dessas pessoas que prefere manusear as folhas do que lê. Talvez eu seja saudosista, mas como disse, iniciando este texto, o tempo se faz poesia enquanto avança e nos dá mais manias e passado do que futuro.

Ao Tribuna Portuguesa, pelo seu aniversário, minhas felicitações e votos de vida longa, com saúde financeira e sucessos sempre crescentes. À toda equipe, aos seus Diretores Srs. Miguel e Roberto Ávila e ao seu Publisher, o caro Sr. José Ávila, que cuidam do jornal com tanto desvelo, meus parabéns pelo excelente trabalho, que estendo aos seus colaboradores.

E para todos os leitores, daqui do meu Brasil envio o meu abraço e os meus agradecimentos, porque é por todas as Senhoras e Senhores que o assinam e leem, que o Tribuna Portuguesa festeja os seus bem-vividos 40 anos.
elendemoraes.rj@gmail.com




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOZ: Elen de Moraes Kochman - Elegia do adeus

Outras postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Rio de Janeiro - Br

Rio de Janeiro - Br
Aterro do Flamengo - ressaca

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Nevoeiro sobre a Tijuca

Nevoeiro sobre a Tijuca
Rio de Janeiro

Tempestade sobre a Tijuca

Tempestade sobre a Tijuca
R< - Br

Eu me perco em teu olhar...

Eu me perco em teu olhar...