"Somethings in the rain" - playlist da série

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O TEMPO E SUA ETERNIDADE - Elen de Moraes Kochman



O tempo e sua eternidade


Elen de Moraes Kochman


O tempo que movimenta pensadores, poetas, religiosos, historiadores, psicólogos e muitos mais, que não nos aflige quando jovens diligentes e sonhadores, no entanto, que nos  atormenta numa determinada altura da vida, quando sentimos o seu galope desenfreado e nos percebemos cansados para domá-lo, é um aliado para os otimistas e realizadores e um indiferente apressado para quem vive por viver e deixa a vida acontecer, sem prestar atenção à própria existência.



Com a finitude do Ser, terá o tempo um fim ou será o tempo a própria eternidade? Não raro me pego envolvida com esses questionamentos.


Antes me batia uma grande ansiedade nesses instantes de ponderações e como me furtava a entendê-los, sacudia os pensamentos, deixava a angústia bater asas, o cérebro  neutralizar as dúvidas e as explicações. Porém, fui me dando conta de que não adiantava fugir, porque o tempo torna-se um partícipe assíduo das minhas incertezas à medida que a vida avança e a idade se diverte com as marcas das expressões que me surgem, que vão dando ênfase ao meu rosto e ao meu corpo, e me enxergo no abraço desse tempo, sendo levada como nas águas de um dique que se rompe.


Atiça-nos a vontade de segurar o tempo ao darmos conta de que ele é escasso quando, com a agitação das grandes cidades, os dias correm, as noites voam, o corpo mal se adapta e descansa e a mente insone entra pela madrugada, acompanhada – e tão só – pelo silêncio das altas horas e os embates do cotidiano. Em contrapartida, a vida no campo, que passa em câmera lenta, com sua pasmaceira, do mesmo modo que nos dá a vantagem da contemplação, nos incita o desejo de movimentar e adiantar esse tempo.


Quando o filme da nossa vida começa a rodar e surgem as imagens de uma época que nos parece tão recente, mas tão longínqua, incomoda constatar que o tempo se alia à fragilidade do Ser para mostrar a nossa limitação. Nessas horas me vem à lembrança o sábio e famoso conselho que o poeta romano Horácio (65 a 8 a.C.) deu à sua amiga Leucone, (ODES -1,11.8- “...carpe diem, quam minimum crédula postero”): “...colha o dia de hoje, quanto confie o mínimo possível no amanhã”.  Por acreditar em vãs promessas e fazer planos para um futuro distante demais do hoje (e aguardar a sua chegada), é que perdemos parte da existência e da felicidade.

Por que adormecer os sonhos, postergando-os, à espera de dias melhores? Já agi assim e não tive frutos a colher. Então, hoje trago-os bem acordados! Se eles são os meus desejos possíveis, se só dependem de mim, quero, devo e tento realiza-los o mais breve que posso. Se não, troco-os por uma realidade mais à vista, porque não quero nada que me impeça de viver, plenamente, cada hora do meu aqui e agora.

Para quem cultua o presente, o tempo é música que canta para a vida que segue adiante, é a consciência do instante, é o olhar sobre a natureza que desabrocha, é o sorriso da paisagem revisitada a cada manhã. Faz-me lembrar das palavras do meu Mestre, em Mateus 6.34: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

O tempo não é o senhor absoluto do meu futuro, tampouco guardião do baú onde conservo lembranças e mágoas do que foi ou do que poderia ter sido e, sim, o amigo que permito acompanhar-me enquanto vivo. Digo, não sou mais escrava de um tempo marcado, de horas e minutos cronometrados. De mãos dadas - eu e ele - seguimos o curso natural da vida. Se ele tiver pressa, que se adiante e me deixe ao sabor dos meus momentos e sentimentos..

Há quem diga que o tempo é o vazio que sobra depois de tudo; outros, que é a consciência mais nítida do que acontece à nossa volta e há ainda quem afirme que é o elo entre o passado, o presente e o futuro. No entanto, para muitos que têm o privilégio de se debruçar sobre a janela do tempo, é o caminho inexorável cujo portal atravessam, com tranquilidade e aceitação, enquanto envelhecem. 

O tempo pode mudar a nossa aparência, deixar à flor da pele as nossas expressões de dores e alegrias, debilitar o nosso corpo, entretanto, não é capaz de nos tirar a juventude da alma, a esperança do coração, o prazer de viver, a firmeza do pensamento, o entusiasmo de nos apaixonarmos, a emoção de amar, enquanto nos achegamos à eternidade.






2 comentários:

Reinadi Sampaio disse...

Excelente teu artigo Elen. parabéns!
Deixo-te em homenagem um poema meu escrito algum tempo atrás.
Beijo fraterno.


Entre o nascer e o morrer... Momentos...


Entre o nascer e o morrer,
Como marionete do tempo,
Num carrossel louco,
Somos brisas num furacão
Agarrados a uma jangada,
Como navegadores solitários.

Entre o nascer e o morrer
O tempo não pára!
E a vida se funde e confunde,
Mescla-se de utopias e devaneios,
De realidades e assimetrias,
De créditos e débitos,
Ilustremente desenvolvidos pela sociedade...

E porque o tempo não pára,
O silêncio se instala
No rebuliço do viver,
Na agitação do dia a dia,
Como uma mortalha nos cobrindo...
Mas, O BRILHO NOS OLHOS,
O CORAÇÃO PALPITANTE,
O SANGUE CIRCULANDO NO CORPO
E O HORIZONTE, COMO META A ATINGIR,
MOSTRA QUE ESTAMOS VIVOS...

Entre o nascer e o morrer,
Entre o existir e o viver
Numa estrada sem fim,
No dançar da lua entre as estrelas,
Com a nossa sombra a caminhar
Num movimento mecânico,
Ancestral...
Atando a vontade na ponta da paixão,
Sonhando com uma aurora transcendental
Digna... Merecida... Abraçada...

O tempo não pára...

Porque a história entre o nascer e o morrer
Não se faz de grandes momentos...
Mas, sim, da beleza única de viver,
Profundamente, cada pequeno momento,
Cada segundo... Eternamente!

Nunca são grandes os grandes eventos...
Mas a beleza dos pormenores...
Não é a cara triste, é a lágrima no olho
NÃO É A CONFUSÃO DO VIVER,
É o peso do silêncio... Esmagador!
Entre o viver e o morrer... O fim ou não!
Nada intrigante –

Reinadi Sampaio (eu flor-caminho só)
Cruz das Almas, 12 de Julho de 2008.
_________________
Feliz fim de semana.
Reinadi.

Elen de Moraes Kochman disse...

Obrigada amiga Reinadi, pela homenagem! Teu poema tb muito intenso e inspirado. Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VOZ: Elen de Moraes Kochman - Elegia do adeus

Outras postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Rio de Janeiro - Br

Rio de Janeiro - Br
Aterro do Flamengo - ressaca

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Nevoeiro sobre a Tijuca

Nevoeiro sobre a Tijuca
Rio de Janeiro

Tempestade sobre a Tijuca

Tempestade sobre a Tijuca
R< - Br

Eu me perco em teu olhar...

Eu me perco em teu olhar...